sexta-feira, 10 de abril de 2009

Taizé - França

Esta semana só recebi um postal. Depois da fartura das últimas semanas, teria que chegar uma altura assim outra vez. Como não vão chegar postais nos próximos dias, decidi fazer uma actualização dedicado a um lugar que já mencionei várias vezes aqui mas sobre o qual nunca falei: Taizé.
Ouvi falar sobre Taizé pela 1ª vez em 2004 quando no meu grupo de jovens se falou que Lisboa ia receber o encontro europeu do fim de ano. Depois de ficar a saber um pouco mais sobre esta comunidade, decidi participar no Encontro de Lisboa e depois desse participei em mais 2. Espero poder ir a Taizé numa ocasião futura.
"A Comunidade de Taizé é uma comunidade ecuménica Cristã em Taizé, Borgonha, França. A Comunidade foi fundada em 1940 pelo Irmão Roger, e é dedicada à reconciliação. A comunidade ecuménica é constituída por mais de cem homens de várias nacionalidades, representando ramos Protestantes e Católicos da Cristandade. A vida na comunidade foca a oração e a meditação cristã. Jovens de todo o mundo visitam Taizé todas as semanas para integrar na vida da comunidade.
A comunidade de Taizé tornou-se um importante destino de peregrinação Cristã com milhares de pessoas que a visitam cada ano, e grupos até seis mil pessoas por semana, especialmente durante o verão. Os encontros de uma semana com jovens de várias nacionalidades (para jovens dos 17 aos 30 anos de idade) são a prioridade da comunidade." - in: wikipédia

No final de cada ano uma cidade europeia recebe o Encontro Europeu de Taizé, integrado numa peregrinação de confiança sobre a terra. Em 2004 fui até Lisboa com a minha amiga Liliana e a Rute participar no encontro.
Aqui está uma fotita minha no Parque das Nações onde se passaram algumas das actividades que decorreram durante esses dias.

Durante os dias em que decorre o encontro, ficamos alojados em casas de famílias de paróquias próximas da cidade que acolhe o encontro. Eu fui parar à Póvoa da Isenta, já no distrito de Santarém.
Para 1º encontro, a experiência foi fantástica, por isso mesmo fui até Itália no ano seguinte.

Em 2005 o encontro decorreu em Milão. Fui até Itália com a Cristina que foi minha companheira de casa no encontro de Lisboa. Este encontro não foi tão animado como o de Lisboa mas tive uns companheiros de viagem muito simpáticos.
Aqui nesta foto estou eu e a Cristina mais a família que nos acolheu.

E em 2006 fui até à Croácia. Que saudades. Foi uma grande viagem até lá chegar mas valeu cada km percorrido. Pelo caminho fui a vários países, comprei montes de postais, conheci um postcrosser, o André, e juntos convertemos a Cristina ao postcrossing.
Nesta foto temos os meus companheiros de viagem: A Inês, o Hugo, o Tiago, o André, o João (que já conhecia do encontro em Milão), o Filipe, a Cristina, o Paulo e o Valtér (que também já conhecia de Milão).

Em Zagreb, fiquei com a família Akrap. Apesar de não falar croata e eles não falarem nenhuma língua que eu entendesse, foi fantástico ter ficado com eles. Aquele cachecol da Croácia foi um amigo deles que me ofereceu juntamente com um boné e que eu guardo religiosamente.
Estes encontros são experiências fantásticas. Não fui ao encontro de 2007 na Suiça nem ao do ano passado na Bélgica e talvez não possa ir ao de este ano na Polónia, mas irei com certeza a outros.
Para mais informações sobre a Comunidade de Taizé, podem consultar este site: http://www.taize.fr/pt

Sem comentários: