sábado, 25 de abril de 2009

Dresden - Alemanha

Ontem voltei a não receber postais, hoje e amanhã obviamente que não há postais a menos que os compre. Por isso e enquando não chegam novos postais à caixinha do correio, aqui ficam estes 3 postais da cidade de Dresden na Alemanha que um amigo me ofereceu há tempos.

Dresden é a capital do estado da Saxónia, na Alemanha. Localiza-se nas margens do rio Elbe.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi duramente bombardeada, cerca de 35 mil pessoas morreram e mais de 90% do centro da cidade foi destruído.

O centro da cidade e as margens do rio Elbe são classificados como Património Mundial da Humanidade, sob o nome de Vale do Elbe em Dresden. Este vale desenvolveu-se nos séculos XVIII e XIX, e estende-se por cerca de 20 km, do palácio de Übigau, a nordeste, até a residência de Pillnitz e a ilha do rio Elbe, a sudeste, localizando-se no centro da linha do horizonte da cidade antiga de Dresden.

A inscrição na lista da unesco deu-se em 2004 e em 2006 passou para outra lista, a lista do património mundial em perigo devido aos planos para a construção de uma ponte sobre o rio. O comité da unesco afirma que tal construção poria em risco a integridade da paisagem protegida.

1 comentário:

aleph3 disse...

olá pessoal; é reconfortante encher os olhos com estas 3 fotos de Dresden. Ela era ainda mais bonita por volta de 1940 - mas os aliados despejaram toneladas de bombas neste paraiso e destruiram a cidade. O povo alemão fez o que pode para reconstrui-la; mas ela jamais será tão bonita como era antes do bombardeio. E o mais "estranho" : não havia motivo para matar os habitantes de Dresden. Por que fizeram aquilo???