sexta-feira, 17 de abril de 2009

CN-61989

Ontem recebi este oficial da China que é de Macau, o meu 1º postal de Macau. Preferia um postal com um edíficio ou paisagem local mas como mostra um festival ainda escapa ;)


Este é o Festival do Dragão Embriagado, a mais estranha das festividades chinesas, tendo possivelmente as suas origens num qualquer ritual exorcista. É uma festividade originária da Dinastia Qing, que só se comemora em algumas localidades Macau.
Tudo começa bem de manhã no templo do Kuan Tai junto ao Mercado de S.Domingos (perto do Largo do Senado) com os membros das associações de pescadores a levarem a cabo uma dança com uma cabeça de madeira, patas e cauda de dragão. Os participantes na dança começam a ingerir álcool em grandes quantidades (aguardente de arroz ou cerveja), antes de darem início a dança, para que possam executa-la com êxito. Dirigem-se em grande movimento e alarido para a zona do Porto Interior, visitando os seus moradores e as lojas que se situam à borda de água. Em cada uma das paragens ingerem ainda mais bebidas alcoólicas até não poderem avançar mais e serem substituídos por colegas seus que continuam com este curioso desfile.
"Na origem desta celebração parecem existir várias versões de uma mesma lenda. Segundo uma destas versões, um homem terá caído ao rio onde vivia uma serpente enorme que molestava constantemente as populações ribeirinhas. Os habitantes destas povoações socorreram o malogrado homem, retirando-o da água. Na tentativa de o reanimar e tentando aquecê-lo, deram-lhe de beber aguardente, levando-o a um estado de embriaguez tal que, completamente fora do seu estado de sobriedade, desafiou a serpente e venceu-a, cortando-a aos pedaços.
No entanto, a mais popular das versões, conta que terá sido o próprio Buddha quem terá cortado o dragão em três partes enquanto o animal se encontrava a banhar no rio, ficando as duas extremidades separadas do corpo. Mais tarde, um pescador embriagado, apanhou nas sua redes, durante a sua faina diária, a cabeça e a cauda do dragão: as únicas partes que sobraram do corpo do animal." - in: http://existiremmacau.blogspot.com/2007/05/festa-do-drago-embriagado.html

Sem comentários: