domingo, 7 de dezembro de 2008

Saragoça - Espanha

Há um tempo atrás já tinha mencionado Saragoça aquando da Expo 2008 mas não entrei em detalhes sobre a cidade e os seus monumentos.
Estive em Saragoça nos primeiros dias de 2006 quando regressava do Encontro Europeu de Taizé em Milão. A ideia era irmos a Lourdes na França mas uma tempestade de neve fez-nos alterar o itinerário e acabámos por visitar Saragoça. Pena que o tempo não foi muito mas deu para perceber que é uma bonita cidade, e com bastantes motivos de interesse. É daqueles sítios onde tenho de voltar para visitar com mais atenção.

Esta é a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, o maior templo barroco de Espanha. Esta basílica, construída entre 1681-1872, é considerada o primeiro templo mariano do mundo cristão, uma vez que lá se conserva e venera um pilar, uma coluna de jaspe, que segundo a tradição, ali foi colocado pela Virgem Maria. A 2 de Janeiro do ano 40 terá aparecido, em veste mortal, ao apóstolo São Tiago e pediu-lhe que naquele local fosse construída uma pequena igreja, para ela, cujo altar deveria ficar em torno da coluna sobre a qual ela se encontrava.
Antes desta, foram construídas várias capelas e igrejas ao longo dos séculos. No seu interior destacam-se, entre outros, os frescos de Goya.
Neste postal, em 1º plano, está a Torre de San Pablo que pertence à Igreja de San Pablo, considerada a 3ª catedral de Saragoça. A construção desta igreja terminou no século XIV e foi sofrendo várias remodelações e aumentos ao logo dos séculos. Esta igreja é um dos edifícios de arquitectura mudéjar da cidade, incluídos na lista de Património Mundial da Humanidade.

Também incluído na lista de Património Mundial da Humanidade, está o Palácio de Aljaferia.
Este palácio "é um palácio fortificado construído na segunda metade do século XI, na época de Al-Muqtadir, como residência dos reis hudes, e reflete o esplendor alcançado pelo reino taifa de Saraqusta no momento de seu máximo apogeu político e cultural.
Sua importância reside no facto de que é o único testemunho conservado de um grande edifício da arquitectura islâmica espanhola da época das Taifas." - in:
wikipédia

Sem comentários: