segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

6 postais do Brasil

Dos muitos postais que recebi hoje, 7 eram do Brasil e 6 deles foram enviados pela Luana. Tinha combinado uma troca com ela, ela enviou os postais mas infelizmente perderam-se pelo caminho. Ela voltou a reenviar e para além dos 5 combinados, enviou mais um e ainda um folheto sobre fortes.

Um desses fortes é este Forte de Santa Cruz que foi a 1ª fortaleza a ser erguida na Baía de Guanabara. A sua origem data de 1555 mas a actual construção é de 1870. O Forte é constituído por 41 casamatas, distribuídas por 2 andares onde podem ser visto canhões seculares. Existe também a Capela de Santa Bárbara, um relógio de sol de 1820 construído em mármore, as prisões coloniais, um local de fuzilamento e um antigo paiol.

A Barra da Tijuca é um bairro da região homónima, na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O bairro é cortado por lagoas, rios e canais, sendo seu acesso feito por pontes. As montanhas da serra da Pedra Branca e da floresta da Tijuca cercam o bairro e fazem parte de sua paisagem, sendo a mais conhecida a Pedra da Gávea.
O bairro possui extenso litoral, sendo quase metade área de reserva ambiental, a Reserva Ambiental da Barra.

Entardecer em Copacabana.

Já tinha alguns postais do Cristo Redentor, agora tenho mais 3.

Curiosidades: tem 38 metros de altura, 30 de estátuta e 8 de pedestal; cada mão tem 3,40 metros e pesa 8 toneladas; é feito de pedra sabão que resiste ao tempo e não deforma nem racha com variações de temperatura.

A distância entre os extremos dos dedos é de 30 metros; a cabeça pesa 30 toneladas; uma tela de titânio reveste o interior da estátua; a tecnologia de protecção é a mesma utilizada nos navios e protege principalmente contra o sal.

Sem comentários: