sábado, 1 de julho de 2023

NL-5515054

Se gostam de arte urbana, têm de colocar Breda no vosso itinerário quando visitarem a Holanda. Existem mais de 100 obras para ver, a maioria delas criadas no âmbito do projeto Blind Walls Gallery. Essa iniciativa inovadora teve início em 2014 e conta com o apoio do governo local e de patrocinadores da iniciativa privada. O projeto visa convidar artistas a pintar paredes de forma a valorizar a imagem da cidade. 
 
Este mural é uma homenagem ao presidente da câmara Montens pelo artista Zenk One.
 
Foto: Edwin Wiekens
NL-5515054, enviado pela Heleen.
Este mural é uma homenagem a Godevaert Montens, o presidente da câmara de Breda durante a Guerra da Independência Holandesa. O presidente é conhecido pelas suas supostas ações heróicas em 1581. O artista Zenk One criou um mural único para contar a história.  
Durante a fúria de Haultepenne, Montens liderou um grupo de soldados cidadãos de Breda na batalha contra as tropas espanholas. Apesar da resistência dos cidadãos da cidade, os atacantes conseguiram tomar os portões mais importantes da cidade e lançaram um ataque à câmara, à torre e à igreja. Em resultado deste ataque, morreram 584 civis. 

Sem comentários: