quinta-feira, 27 de julho de 2023

Encontros da Festa Junina - Brasil

Embora estes postais sejam de anos diferentes, acho que faz sentido mostrá-los juntos, uma vez que todos celebram a Festa Junina, uma excelente ocasião para se realizarem encontros Postcrossing.
Os postais foram enviados pela Luzia e Valéria.

Postcard design by freepik.com and Paloma Miranda 
A origem das Festas Juninas é pagã. Ainda antes da Idade Média, as celebrações anunciavam o solstício de verão e de inverno e homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade.
A igreja acabou aderindo às festas atribuindo-lhes um caráter religioso, uma vez que não conseguia acabar com a sua popularidade.

Postcard design and layout: Léia Guimarães. Illutrations source: Freepik
No Brasil, as festas juninas foram introduzidas pelos portugueses no período colonial e, desde então, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, possui características peculiares em cada parte do Brasil. - in: https://www.todamateria.com.br/festas-juninas/

Numa Festa Junina não podem faltar comidas e bebidas (pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho e de fubá, arroz-doce, pinhão, cuscuz, doce de leite e tapioca. Já as bebidas mais tradicionais são: vinho quente e quentão.
 

 
Design and art - Danieli Dagnoni

 
Também não podem faltar as danças (forró e quadrilha); balões, fogueiras e algumas brincadeiras. 

Sem comentários: