quinta-feira, 27 de julho de 2023

BR-611994

Há exactamente 2 anos, o Sítio Roberto Burle Marx foi classificado como Património Mundial da Humanidade, tornando-se assim o 23º local brasileiro a entrar para esta lista da UNESCO. Faltava-me apenas este para ter os 23 locais do Brasil. Um grande obrigada à Renata. Não tenho a certeza se já trocámos postais antes mas já a "vi" na comunidade de Língua Portuguesa no forum. 

Antes de mais, importa saber quem foi Roberto Burle Marx. Confesso que nunca tinha ouvido falar dele antes da classificação deste jardim. 
Burle Marx (1909-1994) foi um dos principais paisagistas do século XX, reconhecido nacional e internacionalmente. Desenvolveu uma concepção inovadora de paisagismo e foi o criador do jardim tropical moderno. 
O sítio situa-se no bairro de Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. É o primeiro jardim tropical moderno a ser inscrito na Lista do Património Mundial.
 

 
Foto de @thefuturistics - flickr

  

BR-611994, enviado pela Renata.
Iniciada em 1949, a propriedade reúne extensas paisagens, jardins, edificações e coleções, que apresentam as principais características que passaram a definir os jardins paisagísticos de Burle Marx e influenciaram o desenvolvimento dos jardins modernos internacionalmente.  
O local é caracterizado por formas sinuosas, plantação em massa exuberante, arranjos arquitetónicos de plantas, contrastes dramáticos de cores, uso de plantas tropicais e incorporação de elementos da cultura popular tradicional.  
No final da década de 1960, o local abrigava o mais representativo acervo de plantas brasileiras, ao lado de outras raras espécies tropicais. No local, 3.500 espécies cultivadas da flora tropical e subtropical crescem em harmonia com a vegetação nativa da região, com destaque para o bioma Mata Atlântica e ecossistemas associados, manguezal e restinga. O Sítio Roberto Burle Marx apresenta uma concepção ecológica da forma como um processo, incluindo a colaboração social que é a base para a preservação ambiental e cultural.

Sem comentários: