domingo, 13 de março de 2022

RU-8995556

Do inverno finlândes para o inverno russo com um postal de uma floresta taiga, situada no krai do Litoral ou krai de Primorie,  no Extremo Oriente Russo.
 
A taiga, também conhecida por floresta de coníferas, ou ainda floresta boreal, é um bioma predominante em regiões localizadas no Hemisfério Norte, em latitudes cujo clima típico é o continental frio e polar, como por exemplo, norte do Alasca, Canadá, sul da Gronelândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. 

 
RU-8995556, enviado pela Svetlana.
    O clima é subártico, sendo influenciado pelas massas de ar frio polares. Está sujeita à alternância de duas estações, o verão e o inverno. O verão é curto, embora mais longo e mais quente que o da tundra, com temperaturas acima dos 35 ºC, o que favorece o desenvolvimento de árvores de grande altura. O inverno é frio, registando-se temperaturas inferiores a -40 ºC, longo, mas menos rigoroso que o da tundra, sendo caracterizado por uma precipitação reduzida. A neve formada nesta estação constitui uma camada isoladora que protege a vegetação e impede que o solo gele em profundidade.
    A vegetação da taiga é pouco diversificada. O solo é pobre em nutrientes. A floresta, de crescimento muito demorado, é essencialmente constituída por coníferas, como, por exemplo, os abetos, pinheiros e larícios, que apresentam um conjunto de características favoráveis ao seu desenvolvimento neste clima, existindo pouca vegetação rasteira. A folhagem das árvores da taiga é muito densa, o que reduz consideravelmente a penetração da luz solar, de tal maneira que outras espécies só muito dificilmente se desenvolvem. As copas têm forma cónica, favorecendo o deslizamento da neve para o solo e evitando grandes acumulações sobre os ramos que viriam a provocar a sua quebra. As folhas são muito escuras, o que lhes permite absorver o máximo de calor solar; têm a forma de agulha (acicular) e estão cobertas por uma camada cerosa, características que evitam a perda de água por transpiração.
    Sendo árvores de folha persistente, a fotossíntese inicia-se logo que se reúnem as condições de luz e temperatura necessárias. Desta maneira, não há desperdício de energia, todos os anos, para fazer crescer uma folhagem nova na sua totalidade.
    A fauna da taiga inclui numerosas espécies de insetos, aves (por exemplo, falcões) e mamíferos (por exemplo, renas, ursos, lobos, morcegos, coelhos). - in: https://www.infopedia.pt

Sem comentários: