segunda-feira, 14 de março de 2022

Locais UNESCO do México

Postais UNESCO do México!! Devia ter ficado super contente com eles, afinal não são todos os dias que recebo postais de locais novos e muito menos do México. Devia ter ficado mas não fiquei porque a qualidade deixa um bocado a desejar, dá a sensação de que foram feitos em casa com fotos tiradas da net e impressas em papel de pouca qualidade. Até o corte não é lá grande coisa. Contente ou não, são 4 locais que risquei da lista. 
Os três postais enviados do México foram enviados pelo Gabino e o outro foi enviado pelo Óscar.
 
 
Xochicalco é um sítio arqueológico pré-colombiano situado na zona ocidental do estado de Morelos, no México, 38 km para sudoeste de Cuernavaca. Em náuatle Xochicalco significa lugar da casa das flores. Declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1999.
O apogeu de Xochicalco ocorreu após a queda de Teotihuacan, especulando-se sobre uma possível influência de Xochicalco sobre aquela. A arquitectura e a iconografia mostram afinidades com as de Teotihuacan e da Área Maia, além de parecer existir alguma relação com a cultura tlahuica.
Xochicalco apresenta vestígios de ocupação humana desde 200 a.C., enquanto que as obras arquitectónicas mais notáveis terão sido construídas entre 700 e 1000. No seu auge, a população poderá ter atingido os 20 000 habitantes.
São de especial interesse os relevos esculpidos nas fachadas de algumas das construções. O templo da Serpente Emplumada tem belas representações estilizadas daquela divindade, num estilo aparentemente influenciado pela arte maia e de Teotihuacan. - in:
wikipédia 
 

 
As cavernas pré-históricas de Yagul e Mitla no vale central de Oaxaca são uma extensa paisagem cultural que inclui cavernas e abrigos, um dos quais, a caverna Guilá Naquitz forneceu evidências botânicas extraordinariamente bem preservadas de cabaças, feijão e abóbora e as mais antigas conhecidas espigas de milho e ainda, Cueva Blanca e Gheo Shih, que forneceram evidências de animais do Pleistoceno, ferramentas de pedra e o uso sazonal dos abundantes recursos de verão de frutas e pequenos mamíferos. 
A mudança gradual de grupos sociais baseados principalmente na caça para grupos baseados principalmente na agricultura, ocorreu em várias áreas ao mesmo tempo em toda a região mesoamericana. A propriedade é um reflexo excepcional da evolução de caçadores-coletores para comunidades mais estabelecidas nesta área do vale de Oaxaca.
 

A Cueva "Las Flechas" faz parte do grupo de pinturas rupestres no canyon de Santa Teresa na serra de São Francisco. A pintura na parede rochosa descreve algumas figuras humanas, aparentemente uma representação feminina e uma masculina. Essas pinturas estão entre as mais visualmente atraentes da região.
As Pinturas Rupestres da Serra de São Francisco situam-se no estado de Baja California. São representações de como era a vida dos Cochimi ou Guachimis na península de Baja California. Pouco é conhecido acerca deste grupo, exceptuando o facto que vieram de norte. Estas pinturas nos telhados dos seus abrigos de pedra e nas paredes da Serra de São Francisco foram descobertas pela primeira vez pelo jesuíta Francisco Javier no século XVIII. A propriedade é constituida por cerca de 250 sítios localizados na municipalidade de Mulege, na Reserva da Biosfera de El Vizcaino.
De acordo com as lendas, as pinturas foram feitas por uma raça de gigantes. Algumas figuras humanas tem mais de 2 metros de altura, o que sustenta a lenda. Outros motivos são animais como coelhos, pumas, linces, cervídeos, cabras e ovelhas selvagens, baleias, tartarugas, atuns, sardinhas, polvos, águias e pelicanos; há também elementos abstractos de várias formas. A idade das pinturas variam entre 1100 a.C. e 1300 d.C.. 
A área tem a mais importante concentração de arte Pré-Hispânica na Península de Baja California. É de qualidade excepcional a nível nacional e internacional, pela sua alta qualidade, as suas fantásticas cores, e pelo seu estado de conservação. As pinturas são Património Mundial da Unesco desde 1993. - in: wikpédia
 

A Reserva da Biosfera El Pinacate e Grande Deserto de Altar está localizada no deserto de Sonora, no noroeste do México.  
A reserva é uma grande área protegida e relativamente intocada que compreende dois tipos de paisagem amplos muito distintos. A leste, existe uma área vulcânica adormecida de cerca de 200.000 ha, composta pelo Escudo Pinacate com extensos fluxos de lava preta e vermelha e pavimento desértico. O escudo vulcânico possui uma grande variedade de fenómenos vulcânicos e formações geológicas. A característica visualmente mais impressionante é a concentração de um total de 10 enormes, profundas e quase perfeitamente circulares crateras Maar (crateras vulcânicas criadas por uma explosão de vapor). No oeste em direção ao Delta do Rio Colorado e ao sul em direção ao Golfo da Califórnia, está o Deserto do Grande Altar, o maior campo de dunas de areia ativas da América do Norte.

Sem comentários: