segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe

Só mais umas actualização e com mais postais unesco, neste caso um unesco de Espanha enviado pela Joaninha.

"O Real Mosteiro de Santa Maria de Guadalupe é um mosteiro situado em Guadalupe, na província de Caáceres, Espanha. Mistura os estilos gótico, mudéjar, renascentista, barroco e neoclássico, dos séculos XIII ao XVIII.

Foi declarado Património da Humanidade em 1993.


A sua história remonta a 1389 quando o rei João I de Castela outorga um privilégio pelo qual entrega à Ordem dos Jerónimos a igreja do santuário de Nossas Srª de Guadalupe, lugar no qual fora achada uma imagem da Virgem em finais do século XIII ou princípios do XIV por um camponês de nome Gil Cordero. A imagem estivera séculos atrás junto ao corpo de São Lucas, exposta em Roma e em Sevilha, até que em 714, em plena invasão muçulmana, a imagem foi escondida junto ao rio Guadalupe, que quer dizer "rio escondido", onde permaneceu até ao seu achado por Gil Cordero.
A construção do mosteiro por parte dos jerônimos prolongar-se-ia desde o século XIV até ao XVIII através de sucessivas ampliações, o que o dotou de um traçado irregular com aspecto de fortificação. Na sua construção utilizou-se preferentemente a alvenaria e o tijolo. - in: wikipédia

Sem comentários: