sexta-feira, 11 de março de 2022

Inverno na Lapónia - Finlândia

 Eu estive na Finlândia no verão mas eu queria ter estado mesmo era no inverno. Para mim a Finlândia é sinónimo de muita neve. Um dia hei-de ir à Lapónia no inverno. 
Embora seja Finlandesa, a minha amiga Anne só foi à Lapónia pela primeira vez em 2020. Com a pandemia não se atreveu a sair do país e decidiu finalmente ir conhecer a Lapónia. Depois dessa primeira viagem, já lá voltou mais 2 ou 3 vezes, a última em Janeiro deste ano. Um mês depois também lá esteve a Heidi.

 
Foto: Matti Nieminen

Geralmente, os primeiros flocos de neve caiem no topo das montanhas mais altas da Finlândia durante o outono. À medida que os dias ficam mais curtos e frios, a neve começa a cobrir lentamente o Ártico, de norte a sul. Uns anos com mais neve, noutros menos. Mas, de acordo com o Instituto Meteorológico Finlandês, a Lapónia finlandesa, tem todos os anos, mais de 90% de probabilidade de um Natal Branco.
 
Foto:Kalevi Asplund
As temperaturas variam bastante dependendo do local e da época do ano. O Natal em Rovaniemi pode ser entre -20°C a +5°C. Mas quanto mais a norte se estiver, maior a probabilidade de encontrar temperaturas negativas tão baixas quanto -30°C nas alturas mais frias do inverno.
 
Foto: Marko Junttila
Quando a neve e o clima se unem como uma valsa gelada, a Lapónia está pronta para o inverno. 200 dias de neve por ano é a norma, com pico de neve geralmente no final de Janeiro e Fevereiro. De acordo com o Instituto Meteorológico Finlandês, no norte da Lapónia, isso traduz-se em 50 a 75 cm de neve. 

Sem comentários: