domingo, 20 de março de 2022

FR-1489881

Os castelos e palácios do Vale do Loire são definitivamente uma visita obrigatória na França. Anualmente são visitados por mais de três milhões de visitantes, tornando este Património Mundial um dos destinos turísticos franceses mais populares fora de Paris.   
Mas com tantos castelos para escolher, é difícil decidir quais deles visitar. Um dos mais conhecidos e visitados é o Chateau de Chenonceau. Este castelo, que atravessa o rio Cher, é frequentemente descrito como "o castelo das senhoras", pois ao longo de sua história foram elas que mais influenciaram seu design e seu destino.
 

 
Thomas Bohier, em 1512, adquiriu o que era uma pequena fortaleza junto ao rio Cher e decidiu substituí-la por um castelo de estilo 'renascentista' deixando apenas a torre de menagem do edifício original. Foi sua esposa Katherine Briconnet que supervisionou sua construção, pois o marido passou muito tempo na guerra. 
O castelo foi posteriormente entregue à monarquia para saldar dívidas e usado por eles para receber caçadas e festivais. 
Henrique II deu-o à sua amante Diane de Poitiers e foi ela quem acrescentou a ponte sobre o Cher, bem como os jardins. Quando Henrique morreu, a rainha, Catarina de Médici, forçou Diane a sair de Chenonceau (para Chateau de Chaumont), embora ela já fosse sua legítima proprietária. Catherine começou a construir a galeria e o grande salão de baile na ponte de Diane, que finalmente deu a Chenonceau sua aparência icónica.

Sem comentários: