quarta-feira, 28 de julho de 2021

PT RR * Grupo Surpresa de Junho

Com certeza não combinaram mas a Mey, o António e a Rita enviaram-me todos postais de locais UNESCO. 
A propósito de locais UNESCO, nestes últimos dias o Comité tem estado a escolher os novos locais classificados como Património Mundial. Os próximos dias serão ocupados a pesquisar mais sobre os locais escolhidos, verificar postais, actualizar a lista e combinar trocas ;)

Foto: Sérgio Ricardo de Freitas
Este postal trouxe-me boas recordações da minha visita a este santuário e também da Déa. Em Minas Gerais existe 4 locais classificados como Património Mundial e eu visitei 3 deles, só ficou a faltar Diamantina mas era demasiado longe. 
Considerado uma das obras-primas do barroco mundial, o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos foi (...) reconhecido como Património Mundial pela UNESCO, em Dezembro de 1985. Situado em Minas Gerais, no município de Congonhas, o Santuário começou a ser construído na segunda metade do século XVIII.
O conjunto edificado consiste em uma igreja, com interior em estilo rococó, adro murado e escadaria externa monumental decorada com estátuas dos 12 profetas em pedra sabão, além de seis capelas dispostas lado a lado no aclive frontal ao templo, denominadas Passos, ilustrando a Via Crucis de Jesus Cristo. Sua inspiração é fortemente relacionada a exemplares portugueses como a Igreja de Bom Jesus do Monte (Braga) e ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios (Lamego), ambos em Portugal. . in: http://portal.iphan.gov.br

Photo: Christian Fehr
Instituída com o propósito de preservar e promover acções que divulguem e impulsionem o estudo da obra de Jorge Amado (1912-2001) e de sua esposa Zélia Gathai (1916-2008), a Fundação Casa de Jorge Amado foi inaugurada em 1987. Está sediada num imóvel colonial do século XIX, no Largo do Pelourinho, e guarda um rico e variado acervo sobre a vida e a obra do escritor, com um volumoso arquivo fotográfico e mais de 400 vídeos, entre adaptações de suas obras para o cinema e televisão, reportagens, entrevistas e cerimónias de premiação. O arquivo do autor guarda ainda manuscritos, artigos e discursos por ele proferidos. - in: http://museubrasil.org

Fotografia: Oswaldo Santos
A Janela do Capítulo, no Convento de Cristo em Tomar, é capaz de ser uma das janelas mais conhecidas em Portugal e é considerada a expressão máxima da arquitectura manuelina. Tem esse nome porque fica no edifício que um dia foi a Casa do Capítulo, local onde aconteciam as reuniões gerais de freires e cavaleiros da Ordem de Cristo. A janela foi encomendada por D. Manuel I e desenhada por Diogo de Arruda há mais de 500 anos.

Sem comentários: