sábado, 26 de junho de 2021

Ruínas Arqueológicas de Moenjodaro - Paquistão

Os correios nunca param de nos surpreender e este postal é prova disso mesmo. 
Há uns dias recebi este postal do Paquistão, escrito, enviado e carimbado a 14 de Fevereiro de.... 2020. Não me enganei, foi mesmo enviado em 2020. Mas isto não é tudo. Apesar de ter sido enviado para a minha antiga morada, recebi-o aqui onde moro há um ano. Não, não tenho o serviço de reencaminhamento de correspondência. O "serviço" que uso é a antiga vizinha da frente que me guarda qualquer correspondência que possa ainda chegar à antiga morada. Não foi o caso deste postal, veio parar aqui. Só me ocorre que algum carteiro tenha reconhecido o meu nome e o tenha feito chegar à morada actual. 
Ainda bem que não se perdeu. É apenas o meu 3º postal do Paquistão, o primeiro escrito e enviado de lá e é de um local UNESCO novo.

As Ruínas Arqueológicas de Moenjodaro são o assentamento urbano mais bem preservado do Sul da Ásia, que remonta ao início do terceiro milénio a.C., e exerceu uma influência considerável no desenvolvimento subsequente da urbanização.

Foto Bank

As ruínas arqueológicas estão localizadas na margem direita do rio Indo, 510 km a nordeste de Karachi e a 28 km da cidade de Larkana, distrito de Larkana na província de Sindh do Paquistão. A propriedade representa a metrópole da civilização do Indo, que floresceu entre 2.500-1.500 a. C. no vale do Indo e é uma das três grandes civilizações antigas do mundo.
A descoberta de Moenjodaro em 1922 revelou evidências dos costumes, arte, religião e habilidades administrativas dos seus habitantes. A cidade foi construída principalmente com tijolos cozidos e tinha banhos públicos; um colégio de padres; um elaborado sistema de drenagem; poços, fossas para esgoto e um grande celeiro. Estas estruturas testemunham que se tratava de uma metrópole de grande importância, com um sistema cívico, económico, social e cultural bem organizado.
Moenjodaro compreende dois sectores: uma área de cidadela no oeste onde a estupa budista foi construída com tijolos não cozidos sobre as ruínas de Moenjodaro no século 2 d. C., e para o leste, as ruínas da cidade baixa espalham-se ao longo das margens do Indo. Aqui, os edifícios são dispostos ao longo de ruas que se cruzam em ângulos rectos, numa forma altamente ordenada de planeamento urbano que também incorpora sistemas de saneamento e drenagem.

Sem comentários: