domingo, 1 de janeiro de 2017

Bratislava - Eslováquia

Estive em Bratislava em Setembro de 2014, a Ara esteve lá o mês passado. A cidade pode não deslumbrar como as capitais dos países vizinhos mas ainda assim vale a pena a visita. 
Bratislava é facilmente acessível. A cidade é segura, amigável, sossegada e oferece história, arquitectura e cultura. 

As muralhas da cidade e a maravilhosa Porta de São Miguel relembram aos visitantes que as fortificações da cidade eram essenciais no século XIV. A arquitectura varia do gótico ao renascimento, ao barroco, do rococó ao neo-clássico e ao império. A rota de coroação dos reis húngaros é marcada em placas com coroas douradas marteladas nos paralelepípedos. 
Várias partes da cidade mudaram durante o socialismo e para os que querem saber mais sobre o que aconteceu durante os 40 anos da era comunista, existem na cidade vários exemplos da audácia do experimento do comunismo: o notável projecto de habitação em Petržalka, os bunkers de concreto que pontilham a fronteira entre a Áustria e a Eslováquia, a impressionante ponte UFO, os memoriais aos soldados caídos que libertaram Bratislava dos nazis, bem como o memorial para aqueles que perderam as suas vidas ao tentar fugir através da Cortina de Ferro em Devín, onde também existe um castelo.

Sem comentários: