quinta-feira, 17 de junho de 2021

Vila Nova de Cerveira

Em 2019, quando a Maria do Céu me enviou o 1º destes postais, eu não sabia que esta vista do rio Minho podia ser vista em Vila Nova de Cerveira e nem o postal especificava a localização. Agora não só sei como já vi esta vista pessoalmente. Há poucos dias estive em Cerveira e fiz o Trilho do Cervo que passa por alguns miradouros de onde se pode ver esta vista. Quando comecei a fazer a subida para o miradouro, arrependi-me de ter tido a ideia de ir fazer a caminhada mas o esforço valeu a pena. Foi das coisas que mais gostei de fazer durante a minha semana de férias pelo Minho. 

O rio Minho nasce a uma altitude de 750 metros na Serra da Meira na Galiza e desagua no oceano Atlântico a sul da localidade da Guarda e a norte de Caminha. 

Foto de Andrea Fernandes
Desde a nascente até desaguar no Atlântico, o Minho percorre 340 quilómetros. Nos últimos 75 quilómetros do seu percurso, entre Melgaço e a foz, o rio serve de fronteira entre Espanha e Portugal.
O rio Minho era o viveiro mais importante na cria de peixes da Península Ibérica até a metade do século XX. 


Nunes de Almeida Editores
Não sabia mas fiquei a saber, as câmaras de Caminha e A Guarda iniciaram em 2015 o processo de candidatura do estuário do rio Minho a Paisagem Cultural da Unesco.

Sem comentários: