quarta-feira, 23 de junho de 2021

NL-4974247

A cidade de Sneek está situada na província holandesa da Frísia.  É conhecida pelos seus canais e pela Waterpoort, o símbolo da cidade.

© Uitgeverij van der Meulen bv Sneek
NL-4974247, enviado pelo Jan.
O Waterpoort é um portão uma muralha defensiva que liga uma cidade a um curso de água.
Nos séculos XV e XVI,  foi construída uma muralha defensiva à volta de Sneek. A cidade ficava na importante rota comercial entre Leeuwarden e Stavoren, de onde era possível alcançar as regiões rica do ocidente da Holanda (agora Holanda do Norte e Holanda do Sul). Para facilitar este comércio, um novo porto chamado "Kolk" foi construído a sudoeste da cidade e em 1613 o Waterpoort foi erguido para conectar a cidade e o porto. Fazia parte das muralhas da cidade, mas quando grande parte delas foi demolida no início do século XVIII, decidiu-se deixar o Waterpoort intacto.
O estilo do portão, agora símbolo de Sneek, pode ser descrito como manierista. Não é certo quem o projectou, mas os nomes sugeridos incluem os de Thomas Berentsz. e Jacob Lous. 
Acima do próprio portão, que originalmente teria cercas de madeira, está uma loggia (galeria) e acima dela estão os aposentos do porteiro. Em cada lado está uma torre octogonal.

Sem comentários: