sexta-feira, 20 de março de 2020

PT RR - Grupo 147 * Surpresa de Fevereiro '20

Vamos voltar para Fevereiro, ok, quando ainda vivíamos uma vida mais ou menos normal e o vírus ainda não dominava todos os aspectos da nossa existência. 
Não é de todo possível recuar no tempo, a não ser, postalísticamente falando, mostrando os postais que recebi nas últimas semanas. Estes foram os do Grupo Surpresa do RR tuga. Por acaso, em Fevereiro, os postais foram todos portugueses. 

Falando em recuar no tempo, este postal enviado pelo Paulo, leva-me até à ilha de São Miguel em Agosto de 2016. No passeio que fiz às Furnas, eu e a minha prima Carolina, tivemos a oportunidade de comer o famoso Cozido das Furnas, um dos mais famosos e emblemáticos pratos típicos de São Miguel. Antes mesmo de o comer, vi-mo-lo ser retirado da “cova”, nome como é conhecida a fumarola onde é colocado para cozinhar. Quem chegar à lagoa entre  as 12h e 15h, com certeza verá alguma das panelas a ser retirada da terra quente. 
O Cozido das Furnas, cuja origem remonta ao início do século XVI, distingue-se do tradicional “Cozido à Portuguesa pela forma como é cozinhado – usando o calor que brota do interior da terra, e confecionado com ingredientes locais, tais como: os enchidos produzidos da ilha (chouriço de carne, chouriço mouro e morcela de sangue), legumes e hortaliças (cenoura, nabo, repolho, couve-verde, couve-lombarda, batata-branca, batata-doce e inhame) e carnes (de galinha, de porco e a tão saborosa e suculenta carne dos  bovinos criados em pastagem e alimentados essencialmente de erva). http://cozinhamicaelense.com

Também já andei a passear por Sesimbra, há muito, muito tempo, 1998. Passei bastante tempo na praia mas não me lembro de ter visto os pescadores a recolherem as redes da arte xávega.
Em Sesimbra, a xávega pratica-se há muitas décadas na baía, onde é igualmente conhecida por “chincha”, ou “arte do caneiro”. Entre as espécies mais capturadas contam-se cavala, carapau, robalo, salmonete, pargo, choupa, choco e lula. 
O postal foi enviado pelo Rui. 

© Edição Vistal * Foto: M. Boeck - Design: G. A. Wittich
São Miguel, Sesimbra e agora um postal do Algarve, enviado pela Inês. A Vitória já me tinha enviado há uns anos este mesmo postal, no entanto estava em branco. 
Se andei de burro alguma vez, foi quando era criança e não me lembro. Depois de uma pesquisa na net, descobri que há algumas ofertas de passeios de burro no Algarve. 

Sem comentários: