sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Sítio arqueológico de Philippi - Grécia

Local UNESCO novo na minha colecção, vindo directamente, não da Grécia, como pode parecer, mas da  colecção do Miguel. Coisas nossas!! 
O sítio arqueológico de Philippi, ou Filipos, é o mais importante na região da Macedónia Oriental da Grécia. Entrou para a lista do Património Mundial em 2016.

As ruínas desta cidade situam-se no nordeste da Grécia, na antiga rota que ligava a Europa e a Ásia, a Via Egnatia. Fundada em 356 a. C. pelo rei da Macedónia Filipe II, a cidade desenvolveu-se como uma “pequena Roma” com o estabelecimento do Império Romano nas décadas seguintes à Batalha de Filipos, em 42 a. C. 
A vibrante cidade helenística de Filipe II, da qual podem ser vistas as paredes e seus portões, o teatro e o salão funerário (templo), foi complementada com edifícios públicos romanos, como o Fórum, e um terraço monumental com templos no lado norte. Mais tarde, a cidade tornou-se um centro da fé cristã após a visita do apóstolo Paulo em 49-50 d. C. Os restos de suas basílicas constituem um testemunho excepcional do estabelecimento precoce do cristianismo.

Sem comentários: