domingo, 2 de fevereiro de 2020

São Miguel das Missões - Brasil

Estes dois postais devem dos mais bonitos e com mais qualidade que já recebi do Brasil. Foram enviados pela Déa e pela Jusseli. 

As ruínas de São Miguel das missões são um dos mais importantes monumentos históricos brasileiros. Classificadas pela Unesco como Património Mundial da Humanidade em 1983, as ruínas situam-se quase na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e foram heranças deixadas pelas missões jesuítas no século XVII.

Foto: Paulo Rogério Magro
 Outras três missões em ruínas podem ser vistas na região, mas a de São Miguel é a mais bem preservada. Além disso, exibe todos os dias o belo espectáculo "Som e Luz" narrando a história do lugar. Depois que escurece, as ruínas viram palco para a emocionante apresentação, que dura quase uma hora.
Durante o dia, porém, a aventura é explorar as ruínas. Com uma monumental fachada de 30 metros de altura, a Catedral de São Miguel Arcanjo - ou o que restou dela - impressiona com suas arcadas de inspiração romana e colunas coríntias. A construção da igreja teve início em 1735 e contou com mais de cem operários guaranis. 

 Foto: Paulo Rogério Magro
Da planta original, há vestígios do colégio, da casa dos padres e do cemitério. Na antiga sacristia é exibido um vídeo com a reconstituição computorizada do antigo vilarejo. 
Dentro do sítio arqueológico funciona o Museu das Missões. Projectado por Lúcio Costa, imita uma habitação indígena. Lá está o maior acervo brasileiro de esculturas de santos feitas pelos índios ou trazidas da Europa. Por falar em índios, eles normalmente são encontrados na porta do museu vendendo artesanato. Um pequeno grupo vive nos arredores, em casas de taquara, barro e tecto de palha. - in: http://www.feriasbrasil.com.br/rs/saomigueldasmissoes/

Sem comentários: