sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Olímpia - Grécia

Olímpia é nome de uma colega de que não gosto muito mas é também o nome de uma estação arqueológica na Grécia que é Património Mundial.... e disso gosto muito ;) Os postais foram enviados pela Joaninha e pela Rita que em 2011 e 2012 andaram a passear pela Grécia. 

 Summer Dream Editions
Olímpia é uma cidade da Grécia famosa por ter sido o local onde se realizavam os Jogos Olímpicos da Antiguidade até sua supressão em 394 pelo imperador romano Teodósio I. Olímpia também é conhecida pela gigantesca estátua de Zeus em marfim e ouro, criada pelo escultor Fídias para o templo do deus localizado na cidade. Hoje o local preserva um importantíssimo sítio arqueológico classificado pela UNESCO como Património Mundial em 1989.

© Summer Dream Editions

O local consiste num santuário (altis) com diversas edificações. Dentro do temenos estão o Templo de Hera ou Heraion, o Templo de Zeus, o Pelopion e a área do altar de sacrifícios. A leste ficam o hipódromo e o stadium. A norte do santuário localizam-se o Prytaneion e o Philippeion, bem como uma série de capelas votivas conhecidas como Tesouros, oferecidas pelas várias cidades-estado antigas. A sul destes Tesouros fica o Metroon, com a Stoa Eco ao leste. A sul do santuário estão a Stoa Sul e o Bouleterion, enquanto que a oeste erguem-se as casas da Palestra, a oficina de Fídias, o Gymnasion e o Leonidaion.
Actualmente, com a reinstituição dos Jogos Olímpicos por Pierre de Coubertin, a chama Olímpica acende-se de quatro em quatro anos no restaurado estádio de Olímpia, utilizando a luz do Sol reflectida por um espelho parabólico. Essa chama vai depois acender uma tocha que é transportada por atletas até ao local da realização dos Jogos dessa Olimpíada.