terça-feira, 5 de outubro de 2010

AU - 100909

E agora lá de bem longe, um oficial da Austrália.


AU-100909, enviado pelo Kevin.
"Uluru é uma monólito situado ao Norte da área central da Austrália, no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta perto da pequena cidade de Yulara, 400 km sudoeste de Alice Springs. É o segundo maior monólito do mundo (depois de Monte Augustus, também na Austrália), mais de 318 metros de altura e 8 km de circunferência. Também se estende 2,5 km de profundidade no solo.
Escalar a pedra é uma atracção popular para muitos turistas que visitam Ayers Rock a cada ano. Uma corda com alça torna a subida mais fácil, mas ainda é uma subida realmente longa e íngreme e muitos escaladores experientes desistem. Há várias mortes por ano como resultado directo de escalar a pedra. Os Anangu consideram a pedra sagrada e prefeririam que os turistas não a escalassem. Eles não tentam proibir a escalada, mas tentam persuadir os visitantes a respeitar seus desejos de não o fazerem. Também a fotografia de algumas partes da pedra, inclusive a formação chamada o “Cérebro” não é autorizada.
Há várias histórias de turistas que levaram para casa um pedaço do Monte Uluru e devolveram o souvenir alegando que traz azar. Dizem que foram amaldiçoados por levar uma parte do monumento, considerado sagrado para os aborígenes. O parque nacional australiano, responsável pela administração do monte, diz receber um pacote por dia, enviado de várias partes do mundo, com uma amostra do Uluru e um pedido de desculpas." - in: wikipédia

Sem comentários: