terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Uluru - Austrália

Continuando a falar de símbolos australianos, o Uluru, é certamente um deles. Situado no Território do Norte da Austrália, o enorme monólito de Ayers Rock, que os aborígenes chamam de Uluru, é um dos lugares mais visitados do país. Durante muitos anos foi possível escalar o Uluru mas isso passou a ser proibido desde Outubro passado, indo ao encontro dos pedidos de longa data dos tradicionais proprietários aborígenes da terra, os Anangu.
O Uluru está protegido no Parque Nacional Uluṟu-Kata Tjuṯa, que está classificado como Património Mundial da UNESCO desde 1987.

Uluru (...) é um monólito situado no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta perto da pequena cidade de Yulara, 400 km a sudoeste de Alice Springs. É o segundo maior monólito do mundo (depois de Monte Augustus, também na Austrália). Tem mais de 318 metros de altura e 8 km de circunferência.
Uluru é notável pela sua qualidade de coloração variável de iluminação diversa que ocorre em diferentes horas do dia e do ano, apresentando ao pôr-do-sol uma visão particularmente notável. É feito de arenito impregnado de minerais como feldspato (arenito de arcósio) o que causa a emissão de um brilho vermelho ao amanhecer e ao pôr-do-sol. A pedra obtém sua cor ferruginosa da oxidação.


AU-100909, enviado pelo Kevin.
É sagrada aos aborígenes e tem inúmeras fendas, cisternas (poços com água), cavernas rochosas e pinturas antigas. Ayers Rock era o nome dado a ela por colonos europeus, em homenagem ao primeiro-ministro da Austrália Meridional Henry Ayers.Uluru é o nome aborígene, e desde a década de 1980 foi o nome oficialmente escolhido, embora muitas pessoas, especialmente os não-australianos, ainda chamem de Ayers Rock. - in: wikipédia

Sem comentários: