domingo, 2 de fevereiro de 2020

Igreja São Francisco de Assis, BH - Brasil

Quando fui a Minas Gerais visitei 3 locais UNESCO, sendo um deles o Conjunto Arquitectónico da Pampulha, do qual faz parte a Igreja de São Francisco de Assis. Devo dizer que não me entusiasmou, especialmente depois de ter visto as belas igrejas de Ouro Preto, São João del Rei e outros locais. Mais uma vez se confirmou que arquitectura moderna não me diz nada.
Quanto a estes postais, foram enviados pela Renata e pelo Luciano.


Se há uma imagem que marca a cidade de Belo Horizonte, certamente é a Igreja São Francisco de Assis, ou, simplesmente, Igrejinha da Pampulha.  Com projecto e traços de Oscar Niemeyer, ela é um dos maiores ícones da capital mineira e um lindo postal da cidade. Visita imperdível, a Igreja de São Francisco de Assis faz parte do Conjunto Arquitectónico da Pampulha classificado como Património da Humanidade. Inaugurada em 1943, a igreja foi considerada moderna demais para a época e não foi bem recebida pela população, tendo permanecida fechada até 1959, quando finalmente passou a funcionar como templo religioso. 

Foto: Sérgio Mourão
A Igreja da Pampulha, além do traçado de Oscar Niemeyer, tem paisagismo de Burle Marx, painéis externos e internos de Cândido Portinari e ainda uma obra em bronze no interior de autoria de Alfredo Ceschiatti, mesmo autor dos anjos da Catedral de Brasília. - in: https://guia.melhoresdestinos.com.br

Sem comentários: