segunda-feira, 8 de julho de 2019

Konya - Turquia

Este é o 3º e último postal enviado pela Muanmer. 
Konya é uma cidade na região de Anatólia Central. No postal podemos ver o Museu Mevlana, localizado no centro da cidade.

PTT
O Museu Mevlana é o mausoléu de Jalal ad-Din Muhammad Rumi, um místico sufi também conhecido como Mevlâna, ou Rumi. O edifício também foi a antiga loja (tekke) dervixe da ordem mevlevi, conhecidos como dervixes rodopiantes.
O Sultão Sejúcida 'Ala' al-Din Kayqubad, que convidou Mevlâna para ir Konya, ofereceu o seu jardim de rosas para enterrar o pai de Rumi, Baha 'ud-Din Walad, quando este morreu a 12 de Janeiro de 1231. Quando Mevlâna morreu em 17 de Dezembro de 1273, ele foi enterrado ao lado do seu pai.
O sucessor de Mevlâna, Hüsamettin Çelebi, decidiu construir um mausoléu sobre o túmulo do seu mestre. A construção seljúcida, sob o arquiteto Badr al-Din Tabrizi, foi concluída em 1274. Gürcü Hatun, esposa do emir Seljúcida Suleyman Pervane, e o Emir Alameddin Kayser financiaram a construção. 
O decreto de 6 de Abril de 1926 confirmou que o mausoléu e a loja de dervixes (Dergah) seriam transformados num museu. O museu foi inaugurado a 2 de Março de 1927. Em 1954, foi renomeado como "Museu Mevlâna".

Sem comentários: