sexta-feira, 12 de julho de 2019

Arte Nova em Riga

Já aqui disse antes que não passei muito tempo em Riga durante a minha primeira viagem aos países do Báltico. Como disse antes, houve algumas coisas que não consegui fazer, como por exemplo subir a torre da Igreja de São Pedro. Outra das coisas que não fiz foi descobrir os bonitos edifícios de Arte Nova. A Arte Nova representa 40% do centro da cidade, tornando a capital da Letónia a cidade com a maior concentração de arquitectura Arte Nova no mundo.

Este postal foi enviado pelo Damien que parou em Riga durante uma viagem de carro desde a cidade francesa de Limoges. 

Photo: Jänis Knäkis
Com o aumento da população de Riga, também aumentou a procura por novos apartamentos. Assim, foram construídos mais de 100 prédios altos de pedra e tijolos, criando a aparência distinta da cidade. O ecleticismo, o estilo predominante desde o final do século XIX, desapareceu em 1904, abrindo caminho para a Arte Nova.
A Rua Alberta (onde está localizado o edifício do postal) é considerada a jóia da Arte Nova em Riga, uma vez ao longa da rua se encontram vários edifícios históricos deste estilo. A área foi construída num curto período de tempo - de 1901 a 1908, sendo cada um dos edifícios uma realização arquitectónica inimitável do século XX. Oito edifícios são agora reconhecidos como monumentos arquitectónicos de importância nacional.

Sem comentários: