segunda-feira, 8 de julho de 2019

Aspendos - Turquia

Para além do postal anterior, troquei com a Muanmer mais 2 postais de locais turcos que estão na lista de tentativas da UNESCO. 

Aspendos é uma antiga cidade greco-romana, localizada a cerca de 40 quilómetros a leste da actual cidade de Antália, na Turquia.
O Teatro é um dos teatros greco-romanos mais bem preservados do mundo.

www.guneykartpostal.com
Com um diâmetro de 96 metros, o edifício oferecia assentos para mais 7000 espectadores. O teatro foi construído em 155 d.C. pelo arquitecto grego Zenão, durante o reinado do imperador Marco Aurélio, e sofreu restaurações periódicos pelos seljúcidas de Rum, que o usavam como caravançarai, até que no século XIII foi transformado num palácio pelos seljúcidas.
Condizendo com as tradições helenísticas, uma pequena parte do teatro foi construída de modo a se apoiar contra o morro onde a cidadela (acrópole) se erguia, enquanto o resto foi construído sobre arcos abobadados. O palco alto parecia isolar a plateia do resto do mundo; a scaenae frons, ou cenário, permaneceu intacto. O tecto inclinado de madeira que cobria o palco foi perdido com o tempo, assim como os 58 mastros cujos buracos de encaixe foram descobertos nos níveis superiores do teatro; sobre estes mastros era colocado um velarium, uma espécie de lona que podia ser puxada sobre a audiência, para lhe dar sombra e protecção.
Até pouco tempo o teatro era usado para concertos, festivais e outros eventos; porém devido aos danos causados pelos equipamentos teatrais modernos durante estes eventos as autoridades turcas suspenderam estas actividades, e um novo estabelecimento, com instalações modernas, chamado de Arena de Aspendos foi construído nas proximidades, para dar seguimento à tradição de teatro ao ar livre da cidade. - in: wikipédia

Sem comentários: