quarta-feira, 22 de maio de 2019

Bosque Sagrado de Osun - Nigéria

Como no forum do Postcrossing vão sendo escassas as oportunidades de conseguir postais UNESCO de novos locais, há tempos lembrei-me de procurar num grupo do FB e encontrei alguém a oferecer postais da Nigéria, alguns dos dois únicos locais UNESCO do país. Entrei em contacto com a pessoa, combinámos a troca e um mês depois os postais chegaram. 
Devia ter ficado super contente com estes postais mas na verdade ficaram aquém, especialmente este devido à má qualidade da foto. Para além disso, o Ahmed não escreveu uma única palavrinha no postal, excepto a morada. Bem, bons ou maus, a verdade é que risquei da minha lista mais 2 locais que estavam em falta. 

O Bosque Sagrado de Osun, nos arredores da cidade de Osogbo, é um dos últimos remanescentes de floresta primária no sul da Nigéria. Considerado como a morada da deusa da fertilidade Osun, um dos panteões dos deuses iorubás,  pelo bosque e ao longo do rio encontram-se vários santuários e locais de culto, esculturas e obras de arte em homenagem a Osun e outras divindades. O bosque sagrado, que agora é visto como um símbolo de identidade para todos os povos iorubás, é provavelmente o último da cultura iorubá. Isso atesta a prática outrora disseminada de estabelecer bosques sagrados longe das habitações humanas.

Sem comentários: