sexta-feira, 17 de maio de 2019

Meteora - Grécia

Apesar de nunca ter estado no topo da minha lista, já pensei em ir à Grécia algumas vezes. O lugar que eu mais quero visitar é Meteora. Visitar mosteiros já é algo bastante interessante mas visitar mosteiros construídos há séculos em rochedos gigantescos, é certamente algo memorável. Estes mosteiros são um dos locais UNESCO do país.
Os postais foram enviados pela Anja e pela Sofia.

Espectacularmente construídos em rochedos na Tessália, os mosteiros de Meteora estão entre os pontos turísticos mais impressionantes da Grécia. O nome Meteora significa em grego "suspenso no ar", que descreve perfeitamente estes seis notáveis mosteiros ortodoxos gregos.
Os picos de arenito foram habitados pela primeira vez por eremitas bizantinos no século XI, que subiram as rochas para ficarem sozinhos com Deus. Os actuais mosteiros foram construídos nos séculos XIV e XV durante um período de instabilidade e renascimento do ideal eremita. O primeiro mosteiros foi construído por volta de 1340 e em 1500 existiam já 24 mosteiros. Eles prosperaram até o século XVII mas apenas seis sobrevivem hoje; quatro deles ainda albergam comunidades monásticas.

O mosteiro de Rousannou foi fundado por volta de 1545 por Maximos e Ioasaph de Ioannina. 
Poucas décadas depois entrou em declínio e tornou-se sujeito ao Mosteiro de Varlaam em 1614.
O mosteiro caiuvoltou a cair em desuso nos dois séculos anteriores à década de 1940, quando foi danificado na Segunda Guerra Mundial e depois saqueado pelos alemães. Mais tarde, foi reparado pelo serviço arqueológico regional e desde 1988 foi ocupado por uma pequena comunidade de 13 freiras.
O mosteiro de Rousannou fica num dos rochedos mais baixos e é facilmente acessível por uma ponte construída em madeira em 1868 e substituída por material mais sólido em 1930.



O mosteiro cobre toda a superfície da rocha e consiste em três níveis: a igreja e as celas ocupam o térreo, enquanto os dois andares superiores abrigam os quartos de hóspedes, os salões de recepção, uma sala de exposições e mais celas.
As freiras residentes tendem a ser mais amigáveis para os visitantes do que os seus homólogos masculinos em Meteora e muitas vezes fornecem doces para os hóspedes enquanto relaxam no pátio (em caso afirmativo, é bom colocar uma pequena doação na caixa).

Sem comentários: