segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Perast - Montenegro

Por falar em Patrimónios Mundiais, Perast no Montenegro também está nesta lista da UNESCO como parte da Região Natural, Cultural e Histórica de Kotor.
Perast é uma cidade antiga na Baía de Kotor, situada a poucos quilómetros de Kotor e é conhecida pela sua proximidade aos ilhéus de São Jorge e Nossa Senhora das Rochas. Estes dois postais, também enviados pela Theresa, mostram o ilhéu de Nossa Senhora das Rochas e a sua igreja.

Photo by Stevan Kordic
Nossa Senhora da Rocha é uma ilha artificial criada por baluarte de rochas e afundando navios velhos e apreendidos carregados com pedras. A Igreja Católica Romana de Nossa Senhora das Pedras é o único edifício na ilhota.
Segundo a lenda, a ilhota foi feita ao longo dos séculos pelos marinheiros que fizeram uma promessa depois de terem encontrado um ícone de Nossa Senhora com o Menino a 22 de Julho de 1452. Ao voltar em segurança de mais uma viagem, eles colocavam uma pedra na baía. Com o tempo, a ilhota emergiu gradualmente do mar. 

photo: Radoje Jovanovic
Ainda hoje se mantém o costume de atirar pedras para o mar. Todos os anos, durante o pôr do sol de 22 de Julho, realiza-se um evento chamado fašinada, quando os moradores locais pegam nos seus barcos e lançam pedras ao mar, ampliando a superfície da ilha.
A primeira igreja conhecida na ilha foi uma igreja ortodoxa sérvia construída em 1452. Foi tomada pelos católicos romanos e em 1632 foi construída a actual Igreja de Nossa Senhora das Rochas. 

Sem comentários: