quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Stari Grad - Croácia

Stari Grad é mais um local a considerar numa próxima viagem à Croácia. Se calhar o melhor mesmo é pensar em várias viagens porque já começam a ser demasiados locais para uma só visita. 
Uma ida a esta cidade garante a visita a um dos locais UNESCO croatas, (de onde é mais difícil encontrar postais, a Planície de Stari Grad, que o diga a Agata que foi lá e mesmo lá encontrou pouquíssimos), um belo centro histórico e belas paisagens. 
A Agata enviou-me o 1º postal e o 2º foi enviado pela Theresa. 

Stari Grad é uma vila na costa norte da ilha de Hvar. É a cidade mais antiga do país e uma das mais antigas da Europa. A sua posição no fim de uma longa baía protegida e próxima de terras boas para a agricultura, tornou este local muito atractivo para assentamentos humanos.  
A ilha foi colonizada pelos gregos e foram eles os responsáveis pelo desenvolvimento a agricultura na planícies férteis da região, com a introdução de vinhas e olivais. 

A Igreja de Santo Estêvão encontra-se numa pequena praça com o mesmo nome, no centro histórico de Stari Grad.  É dedicada ao martirizado papa Estevão I. 
A construção da igreja começou em 1605 e o campanário só foi concluído em 1753.

Sem comentários: