sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Vencedora do Mês - Setembro

O mês passado fui a sortuda que ganhou este jogo, em que o prémio é um postal enviado por todos os que quiseram participar. Recebi postal da Inês Brito, do Rui, da Joana, da Luzia e da Silvana. 

Foto: W. Müller * Art & Concept: G. A. Wittich
Gosto tanto deste postal. Como disse à Inês, não sei se gosto mais do velhote, se dos burros. Na verdade, velhotes e burros fazem uma parceria muito fotogénica. 

Fotografia: CNART - Centro Nacional de Arte Rupestre
Confissão a fazer. Viajo km's para visitar locais UNESCO mas ainda não fui visitar as Gravuras de Foz Côa que ficam aqui no meu distrito. Isto vem a propósito de quê?? É que Castelo Melhor, de onde é este postal, é uma das portas de entrada para o Parque Arqueológico do Vale do Côa e onde podemos visitar alguns núcleos de gravuras rupestres. 
Para além das gravuras, podemos visitar na aldeia, entre outros, o seu castelo. 


A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928, em estilo neo-barroco, segundo um projecto do arquitecto neerlandês Gerardus Samuel van Krieken. Ergue-se no local onde os Pastorinhos brincavam a fazer uma pequena parede de pedras quando viram o clarão que os fez pensar ser uma trovoada, em 13 de Maio de 1917. A primeira pedra foi benzida pelo Arcebispo de Évora, D. Manuel da Conceição Santos, em 1928, tendo a sagração ocorrido em 7 de Outubro de 1953. Em 1954 foi-lhe concedido o título de Basílica Menor, pelo Papa Pio XII. - in: wikipédia

Cora Coralina, pseudónimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira. Neste postal está a Casa Velha da Ponte, onde viveu Cora Coralina, na cidade de Goiás. A casa, construída em meados do século XVIII, é actualmente um museu que tem por missão preservar e divulgar a obra de Cora Coralina.  

Foto: Carlos Alvim
A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, também conhecida como Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, é uma catedral católica localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. 
Foi inaugurada em 1979, substituindo, como catedral da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Em estilo moderno, apresenta formato cónico, com 106 metros de diâmetro, 75 metros de altura externa, 64 metros de altura interna e capacidade para 20 000 pessoas em pé. 
O projecto é do arquitecto Edgar de Oliveira da Fonseca: segundo alguns, inspirado nas naves do Projecto Apollo, como símbolo do futuro; segundo outros, inspirado nas pirâmides maias. - in: wikipédia

Sem comentários: