quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Castelo de Combourg - França

Para me agradecer o postal que lhe enviei da Alemanha, o Damien enviou-me um novo castelo francês. Este castelo medieval está localizado em Combourg, no departamento de Ille-et-Vilaine da Bretanha.

O castelo foi construído por volta de 1025 por Guinguené, o arcebispo de Dol, que o deu ao seu irmão ilegítimo Riwallon, o primeiro Lord de Combourg.

O castelo ficou famoso graças a François-René de Chateaubriand, escritor e político francês, cuja família adquiriu a propriedade em 1761, e onde passou parte de sua infância. Através das suas descrições do castelo, passou a ser considerado "o berço do romantismo". Chateaubriand escreveu nas suas Memórias de Além do Túmulo: "Eu me tornei o que eu sou na floresta de Combourg".
Em 1876, o conde Geoffroy de Chateaubriand, neto do irmão mais velho de François-René (Jean-Baptiste de Chateaubriand), realizou a sua restauração. O projeto foi liderado pelo proeminente arquitecto francês Eugène Viollet-le-Duc.
Propriedade privada, o castelo está classificado como um monumento histórico pelo Ministério da Cultura de França.

Sem comentários: