quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Vulcões de Auvergne - França

Três belos exemplos de postais com vulcões. Estes são todos do mesmo local, Auvergne na França. Os dois primeiros foram enviados pela Valérie, um deles há quase 10 anos, e o último, um oficial, chegou há poucos dias.

Na França os vulcões são automaticamente associados a Auvergne, no Maciço Central, que foi formado há 60 milhões de anos, quando as placas tectónicas africanas e europeias colidiram. No entanto, a placa europeia caiu sob a placa africana. O impulso enfraqueceu e provocou o aparecimento de linhas de falhas na área que hoje chamamos de Maciço Central.
A cerca de 25 milhões de anos, o magma começou a subir à superfície na parte norte do Maciço.
Existem 450 vulcões espalhados na Chaîne des Puys, Cantal, Monts Dore, Monts d 'Artense, Monts du Cantal e Monts du Cézallier (entre os Monts Dore e Cantal).
Estes vulcões fazem parte do Parque Natural Regional dos Volcões de Auvergne. 

A Chaîne des Puys é um alinhamento vulcânico de 80 vulcões que se estende por quase 32 km de comprimento e 4 km de largura. É aqui que nasce o estudo dos vulcões. Este local inclui todas as formas de vulcanismo e é um espectáculo visual fascinante.
O seu ponto mais alto é a cúpula de lava do Puy de Dôme com 1.465 metros de altura.

Photo: Jöel Damase
FR-983131, enviado pela Elisabete. 
Formada entre 95.000 e 8.400 anos, a Chaîne de Puys é o conjunto vulcânico mais jovem da França metropolitana. É precisamente por estes vulcões serem jovens, que eles propõem uma grande variedade de formas.
Os vulcões da Chaîne des Puys não tiveram tempo para erodir, as suas formas permaneceram puras e facilmente interpretáveis.

Sem comentários: