quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Castelo de San Pedro de la Roca - Cuba

Há umas semanas ganhei no FB uma lotaria do Zé Pombal, cujo prémio foi o 1º destes postal do Castelo de San Pedro de la Roca em Santiago de Cuba. Já não me lembro de quem enviou o outro postal mas é possível que tenha sido o Manú. 

 mcphoto.blogspot.es
Esta fortaleza do século XVII, situada num promontório rochoso na costa da cidade de Santiago, é o monumento mais bem preservado da arquitectura militar hispano-americana.
Giovan Battista Antonelli, membro de uma família milanesa de engenheiros militares, projectou-a em 1637, inspirado em princípios de design italianos e renascentistas.
Foi estabelecido principalmente para  proteger a cidade contra rivais comerciais e políticos na região das Caraíbas, colónias europeias e piratas invasores. Possui uma forte série defensiva com fortes, barricadas, citadelas, arsenal e baterias.

Photo by A. Cavalli
Devido ao trabalho esporádico de construção, a conclusão da cidadela levou quase 42 anos. Apesar dos muitos ataques e desastres naturais como terremotos, este enorme complexo histórico de fortificações ainda está de pé.
O castelo passou por um enorme projecto de restauração na década de 1960. Hoje é um dos melhores castelos preservados da América, bem como o melhor exemplo de uma fortaleza renascentista. 
Está classificado como Património Mundial da UNESCO desde 1997. 

Sem comentários: