terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Ilha do Corvo

Todos sabemos, julgo eu, que a ilha mais pequena dos Açores é o Corvo. Com uma área de 17 km quadrados (cerca de 6 km de comprimento e 4 km de largura), para além de ser a mais pequena é também a que se situa mais a norte no arquipélago. 
Estes postais não vieram do Corvo mas sim da Terceira, onde vive a Lurdes.

© VerAçor Lda * Nuno Sá
 Foi formada por um só vulcão, que esteve activo pela última vez há cerca de dois milhões de anos. 
A descoberta do Corvo está muito ligada com a da sua ilha vizinha Flores, pensa-se que foi por volta de 1450. No entanto, o seu povoamento só se iniciou no século XVI, pois a ilha era muito isolada e não tinha um porto seguro. Com o passar dos séculos, Corvo ficou conhecido como sendo um dos refúgios favoritos dos corsários, pois que que, por uma questão de sobrevivência, os habitantes providenciavam comida e consertavam as suas embarcações em troca de protecção. Vila Nova do Corvo, o centro administrativo da ilha, é a mais pequena comunidade da Europa, com foral recebido em 1832 do Rei D. Pedro IV, em sinal de agradecimento pelo apoio recebido durante os conflitos entre Liberais e Absolutistas.
urante o seu apogeu nos finais do século XIX, a ilha contava com cerca de 1000 habitantes. A principal fonte de rendimento para os actuais 400 habitantes continuam a ser a agricultura e a criação de gado, resultando daí a produção de queijo que ainda hoje lidera a lista dos principais produtos. Na realidade, o número de vacas existentes na ilha é mais do que o dobro por habitante! - in: http://www.azores-islands.info/p/places/corvo/corvo.html

© VerAçor Lda * Nuno Sá

Estes três moinhos de vento, são uma das atracções da ilha. Com hastes de madeira são originários do séc. XIX e pertencem ao Inventário do Património Histórico e Religioso da ilha. Do local onde estão situados, tem-se uma boa visão sobre a vizinha Ilha das Flores, que fica a uma distância de 17,9 quilómetros. 

Sem comentários: