quarta-feira, 12 de abril de 2017

Igreja de Agios Nikolaos tis Stegis - Chipre

O mês passado o Paulo voltou a surpreender-me com um grande envelope cheio de postais. Ele tem-me enviado muitos postais mas desta vez superou-se, foram uns 300. A maioria são de Portugal mas também há alguns de outros países, como por exemplo do Chipre.
O 1º destes postais foi enviado por ele mas o 2º já foi enviado há uns anos pelo Luís. Ambos mostram a Igreja de Agios Nikolaos tis Stegis, uma das Igrejas Pintadas da Região de Troodos, classificadas como Património Mundial em 1985. 

A igreja de Agios Nikolaos tis Stegis (São Nicolau do Telhado) está localizada no Vale Solea, a 5 kms da aldeia de Kakopetria. 
 A igreja pertenceu a um complexo de monástico e o seu nome vem do telhado de madeira que foi construído para protegê-la do tempo. É a única igreja monástica deste tipo que ainda existe na ilha. O seu interior está inteiramente coberto com pinturas dos séculos XI ao XVII. É considerada uma das igrejas bizantinas mais interessantes em Chipre.

A igreja em si é datada do século XI, enquanto que o mosteiro data do final do século XIII ou início do século XIV e floresceu a partir do período médio bizantino até o período de domínio franco. 
A sua importância diminuiu durante o século XVIII e deixou de funcionar como mosteiro no final do século XIX.

Sem comentários: