quinta-feira, 6 de abril de 2017

Sítio Arqueológico de Ani - Turquia

Ani situa-se no nordeste da Turquia. O sítio arqueológico desta cidade medieval compreende vários edifícios religiosos, residenciais e militares dotados de uma estrutura urbanística típica da Idade Média, que se desenvolveu ao longo dos séculos sob a soberania de várias dinastias cristãs e muçulmanas.
A cidade alcançou o seu esplendor máximo nos séculos X e XI quando foi a capital do reino arménio dos Bagrátidas e beneficiou do controlo que exercia sobre um dos ramais da Rota da Seda.
A invasão mongol de 1239 e o devastador terremoto de 1319 devastaram a cidade e acelerou seu declínio. Ani é um exemplo do desenvolvimento arquitectónico medieval, graças à presença de quase todas as inovações arquitectónicas que emergiram na região entre os séculos VII e XIII da nossa era.
Ani entrou para a lista do Património Mundial o ano passado e este postal foi enviado pela Gökçe. 

A Igreja de São Gregório de Tigran Honents, terminada em 1215, é o monumento mais bem preservado em Ani. Foi construída durante o governo dos Zacáridas e foi encomendado pelo comerciante arménio Tigran Honents.
O seu plano é chamado salão abobadado. Na frente da sua entrada estão as ruínas de um narthex e uma pequena capela que são de um período ligeiramente posterior. O exterior da igreja é espetacularmente decorado. O interior contém uma importante e única série de frescos que retratam dois temas principais. No terço oriental da igreja é retratada a Vida de São Gregório o Iluminador, no terço médio da igreja é retratada a Vida de Cristo. Tais extensos ciclos de frescos são características raras na arquitetura arménia - acredita-se que estes foram executados por artistas georgianos. 

Sem comentários: