segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Suricatas - África do Sul

Se houver um top 10 dos animais mais engraçados e fofos, os suricatas certamente que estão lá! É impossível não gostar deles. 

Espécie de focinho pontiagudo e corpo longo e esguio. A pelagem apresenta riscas escuras na região dorsal e é negra na extremidade da cauda. A zona ventral está apenas parcialmente coberta por pelo. Tem uma máscara de pelagem negra em torno dos olhos e nas patas dianteiras, tem longas garras.

Photo by Nigel Dennis * Art Publishers
É territorial e muito sociável. Vive em colónias de 10-15 animais, constituídas por 2-3 unidades familiares, formadas por um casal reprodutor e suas crias. Cada indivíduo desempenha uma função específica num sistema de rotatividade de tarefas, desde sentinela a baby-sitter ou caçador. Constrói complexos sistemas de túneis subterrâneos.
Apenas uma fêmea da colónia se reproduz, apesar de todos participarem nos cuidados com as crias. O acasalamento é precedido de pequenas dentadas amistosas no focinho. As crias nascem no interior do abrigo onde permanecem nas primeiras 7-9 semanas de vida, enquanto são amamentadas.
Vive em savanas pouco arborizadas e zonas semiáridas.
A dimensão das populações selvagens varia com as flutuações locais na precipitação e predação. Não existem fatores de ameaça consideráveis, já que a maior parte da população vive em áreas protegidas bem geridas e de grandes dimensões. - in: http://www.zoo.pt/site/animais_detalhe.php?animal=85

Sem comentários: