segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Chitas - África do Sul

Mudei de continente mas os postais continuam a ser enviados pelo Andrzej. Não são o máximo estes dois? 

A chita é o mamífero terrestre mais rápido do Mundo em curtas distâncias. Distingue-se pelo corpo esguio e pela linha negra em forma de lágrima, do canto de cada olho até à boca. O macho é maior do que a fêmea. Contrariamente à maioria dos felinos, tem garras expostas, fundamentais para a corrida em velocidade.

Photo by Martin Harvey * Art Publishers
É geralmente solitária, mas é frequente formarem-se pequenos grupos de machos irmãos que muitas vezes se mantêm juntos para a vida. Procura abrigo junto da vegetação rasteira mais densa. Caça por perseguição em corrida. E marca o seu território com urina.
A fêmea é poliéstrica, está receptiva em intervalos curtos de tempo, várias vezes por ano. Por ninhada, nascem em média 4 crias que são amamentadas durante cerca de 4 meses. Apesar dos cuidados da progenitora, a taxa de mortalidade das crias até aos 3 meses é muito elevada na natureza.

Photo: Denny Allen © Wild Treks
Vive em savanas, planícies arborizadas e zonas semidesérticas.
Estima-se que tenha desaparecido em 76% da sua área de distribuição original. A caça ilegal, a perseguição, a perda do habitat e a redução de presas naturais são as suas principais ameaças. Pertence ao apêndice I da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção). - in: http://www.zoo.pt/site/animais_detalhe.php?animal=14&categ=3

Sem comentários: