quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Cataratas de Victória

A semana passada recebi um envelope com o que deveria ser um postal oficial dos EUA. O postal oficial estava lá mas com ele vieram também outros dois postais dos EUA e um do Zimbabwe com as Cataratas de Victória. A autora desta surpresa foi a Sherri, com quem já tinha trocado alguns postais no forum. Ao postal dela junto um outro das cataratas enviado pelo Emerich. 
As Cataratas de Victória estão classificadas como Património Mundial tanto no lado do Zimbabwe como no lado da Zâmbia.

Photo © Karel Hrdina
As Cataratas de Victoria são uma das maiores atracções em África e uma das cataratas mais espectaculares do mundo. Situam-se no no rio Zambeze, o quarto maior rio da África, que também é a definição da fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe.
Esta é a única catarata  do mundo com um comprimento de mais de um quilometro e uma altura de mais de cem metros. Considera-se também ser a maior catarata do mundo.
O ruído das cataratas pode ser ouvido a uma distância de 40 km, enquanto que os chuviscos e névoa da água que cai, sobem a uma altura de mais de 400 metros e podem ser vistos a uma distância de 50 quilómetros. Não é de admirar que as tribos locais tenham chamado às cataratas Mosi-o-Tunya "o fumo que troveja". 

Photo by Petr Hejmánek
Foi David Livingstone, um missionário e explorador escocês (1813-1873) que as descobriu em 1855, enquanto pregava o Cristianismo em África e lhes deu o nome da Rainha Victoria. Apesar de serem um obstáculo à sua missão de espalhar a fé cristã, ficou fascinado pela beleza das quedas, tendo escrito que ninguém em Inglaterra poderia imaginar a beleza do local e que provavelmente anjos estariam admirando a paisagem durante os seus voos. 
Até à chegada do comboio a Bulawayo, em 1905, pouca gente tinha visitado as cataratas. Desde então e até ao fim do domínio colonial britânico, as cataratas foram ganhando popularidade. No entanto, no final da década de 1960 o número de turistas começou a diminuir devido à luta guerrilheira no Zimbabwe. Após a independência, a região tem estado em relativa paz e as Cataratas de Victoria começaram a atrair uma nova onda de turismo.
Até o final de 1990, cerca de 300.000 pessoas foram visitar as quedas.
As cataratas foram formadas numa zona de falhas da crosta terrestre. Na crista da queda numerosas ilhas dividem o fluxo principal em vários ramos. Durante as inundações, a capacidade de escoamento da água atinge meio milhão de litros de água por minuto.
O nível da água varia ao longo do ano; que está no seu pico em Abril, no final da estação das chuvas, atingindo em média, 500.000.000 litros de fluxo de água e está no seu nível mais baixo em Outubro e início de Novembro.
Curiosamente, durante a estação seca, o nível de água no rio Zambeze cai drasticamente, e torna-se possível caminhar através de algumas partes das cataratas. No entanto, durante o resto do ano Victoria Falls é uma máquina devastadora que deslumbra a todos com o seu poder.

Sem comentários: