sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Koutammakou - Togo

Receber um postal de África é sempre bom, receber um postal de um local UNESCO africano é ainda melhor mas receber um postal de um local UNESCO africano enviado de lá, é motivo para andar aos saltos pela casa, ainda mais se esse postal tiver sido enviado no dia dos teus anos. Este belo postal do Togo foi enviado de lá no dia 23 de Novembro do ano passado. Enviei 3 postais ao Mikee para que ele me enviasse um postal do Togo, devo dizer que valeu muito a pena. 

Photo: F3.JR3. Amoah / E.R. ©
A região Koutammakou no nordeste do Togo, estendendo-se para o vizinho Benin, é o domínio dos Batammariba (também chamados Katammariba ou Temberma), onde se encontram as famosas casas de barro em forma de torre, chamadas Takienta (ou Tatas), únicas em África, e que se tornaram um símbolo de Togo. Nesta paisagem cultural, de 50 mil hectares, a natureza está fortemente associada aos rituais e crenças esta população, que utiliza os seus recursos de forma harmoniosa e, por essa razão, foi inscrita na lista do Património Mundial pela UNESCO, em 2004. 
As Takienta são circulares e têm geralmente dois andares, por vezes encimadas por um celeiro, também feito de terra, de forma quase esférica. Outras têm telhado plano e outras ainda são cobertas por capim, numa forma cónica. O conjunto da habitação compreende sempre um celeiro, um estábulo para as cabras e um pátio usado para as cerimónias rituais. A aldeia, de que Nadoba é um exemplo bem conhecido e procurado pelos turistas, inclui ainda outros espaços cerimoniais, como fontes, rochas, locais para os ritos de iniciação e, por vezes, catacumbas para os seus mortos. - in: wikipédia

Sem comentários: