terça-feira, 1 de novembro de 2016

Sítios da Revolução Industrial Japonesa do Período Meiji

Os postais de novos locais UNESCO não se ficam pela Índia e pela China, do Japão também têm chegado novidades. Ontem recebi mais um local novo mas este postal já chegou há algum tempo. Foi enviado pela Phoebe e mostra o forno de carvão de Terayama. Este forno é uma das 23 propriedades classificadas como Património Mundial o ano passado, na lista com o nome de Sítios da Revolução Industrial Japonesa do Perído Meiji: Ferro e Aço, Construção Naval e Mineração de Carvão.
O forno de carvão de Terayama é um forno tradicional em forma de ferradura, construído em pedra, usado  para produzir combustível e agente redutor para as instalações industriais em Shuseikan. A floresta circundante era a fonte da matéria-prima para fazer o carvão.

Este local é composto por vinte e três componentes, localizados principalmente no sudoeste do Japão. Ele testemunha a rápida industrialização do país desde meados do século XIX até o início do século XX, através do desenvolvimento da indústria siderúrgica, da construção naval e da mineração de carvão. Ilustra também o processo pelo qual o Japão feudal procurou a transferência das tecnologias aplicadas na Europa e  na América a partir de meados do século XIX, bem como a adaptação dessas tecnologias às necessidades do país e tradições sociais. 
Estes locais testemunham o que é considerado a primeira transferência bem sucedida da industrialização ocidental para uma nação não-ocidental.

Sem comentários: