quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Monthly Favorite Surprise RR * Outubro 16

O mês passado os postais deste RR vieram dos EUA, da Holanda, da Espanha, do Japão e da Ucrânia. 

Photo © Jeff Nachman
O último postal de Outubro chegou dos EUA e foi enviado por Ashley.
O Memorial da Segunda Guerra Mundial é um memorial do significado nacional dedicado aos americanos que serviram nas forças armadas e como civis durante a Segunda Guerra Mundial. Constituído por 56 pilares e um par de pequenos arcos de triunfo à volta de uma praça e fonte, ele fica no National Mall em Washington, DC, no antigo local do Rainbow Pool no extremo leste do Reflecting Pool, entre o Lincoln Memorial e o Monumento de Washington.
Inaugurado em 29 de Abril de 2004, foi dedicado pelo presidente George W. Bush em 29 de Maio.

© Anne Frank Stichting * Foto: Allard Bovenberg
Quando fui à Casa da Anne Frank em Amesterdão comprei um postal igual a este, enviado pela Marja. Quem já lá foi certamente não esquece e reconhece esta estante móvel que escondia a entrada para o Anexo. 
O esconderijo onde se encontra o Anexo, situava-se numa parte desactivada do edifício de escritórios da empresa de Otto Frank. Enquanto o negócio funcionava como de costume na parte frontal do edifício, na parte traseira, havia pessoas escondidas no anexo.
O enconderijo, situado no nº 263, era relativamente espaçoso. Havia espaço suficiente para duas famílias. Esta situação não era muito comum, já que normalmente pais e filhos se separavam em esconderijos diferentes. Grande parte dos esconderijos eram pequenos espaços em caves húmidas ou em sotãos poeirentos. As pessoas que se escondiam em zonas rurais, por vezes, podiam sair para o exterior, mas somente se não houvesse perigo de serem descobertas.
Assim que houve possibilidade, a entrada para o Anexo Secreto foi escondida por detrás de uma estante de livros móvel. O senhor Voskuijl, o gerente do armazém, construiu a estante de livros móvel para disfarçar a entrada para o Anexo Secreto. 

Foto: A. Mulet
Tortosa é uma cidade na Catalunha cuja existência em desconhecia mas até parece interessante. A Yolanda conseguiu juntar num só postal duas das coisas que mais gosto, castelos e igrejas. 
Castelo de Sant Joan, ou Suda, situa-se numa colina de 59 metros de altura. Embora os romanos fossem os primeiros a fortificar o lugar, a estrutura actual data do califa muçulmano Abd ar-Rahman III. Após a conquista de Ramon Berenguer IV, Conde de Barcelona, em 1148, tornou-se uma residência do Montcada e dos Templários, e a partir do século XIII tornou-se uma mansão real. Actualmente é um parador nacional de turismo. 
A Catedral de Santa Maria de Tortosa está localizada no local que foi originalmente existiu um fórum romano, que então se tornou um local de culto, depois uma Catedral Visigótica e mais tarde uma mesquita. A construção da catedral gótica começou em 1347 e continuou até meados do século XVIII.

Quando recebi este postal pensei: "mas que raio é isto?". Depois percebi que "isto" é uma máquina da Fabrica de Seda de Tomioka, um dos locais UNESCO do Japão que me faltavam. Que boa surpresa. Arigato Tomoko.
A Fábrica de Seda de Tomioka é a mais antiga fábrica de seda do Japão, tendo sido construída em 1872 pelo governo japonês com o objectivo de introduzir máquinas modernas na confecção da seda proveniente da França e assim difundir sua tecnologia por todo o país. A fábrica foi designado pelo governo como um local histórico e todas as suas edificações estão preservadas em boas condições. Ela esta localizada em Tomioka, na região de Gunma, a cerca de 100 km a noroeste de Tóquio.
A fábrica de Seda de Tomioka foi incluída na lista do Património Mundial da UNESCO por "ilustrar o desejo do Japão de rapidamente aceder às melhores técnicas de produção em massa e de se tornar um elemento decisivo na renovação da sericultura e da indústria da seda no Japão no último quarto do século XIX". - in: wikipédia

Finalizo este RR com um postal da Crimeia enviado pela Ira.
O antigo farol Tarkhankutskyi é a principal atracção no CaboTrakhankut. Foi construído em 1816.

Sem comentários: