segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Missão da Concepção - Bolívia

A Telma sabe que colecciono postais de locais UNESCO e por isso antes de partir para a Bolívia pediu-me a lista dos locais que me faltavam do país. Com a ajuda de um amigo conseguiu encontrar-me este postal da Missão da Concepção, uma das seis Missões Jesuítas dos Chiquitos, classificadas como Património Mundial desde 1990. 
As seis missões estão localizadas nas planícies quentes e semi-áridas do Departamento de Santa Cruz, no leste da Bolívia.
As reduções jesuíticas (aldeamentos de índios cristãos) foram criadas na segunda metade do século XVII (de 1691 até 1760). São as únicas missões jesuítas na América do Sul que não foram destruídas depois dos jesuítas terem sido expulsos das colónias espanholas. 
Não são ruínas, mas aldeias cheias de vida, com pessoas que ainda vão à missa nas mesmas igrejas ou a concertos de música barroca, da mesma forma que costumavam fazer quando os jesuítas governavam estas missões há três séculos.

Fotografia: Eric Bauer
A Missão da Concepção é uma igreja de estilo barroco jesuíta construída entre 1752 e 1753, restaurada e reaberta em 1982. É construído com 3 estruturas principais. As colunas esculpidas em madeira, os altares e as pinturas foram feitas pelos nativos locais. Esta igreja é considerada como uma das jóias da região.

Sem comentários: