terça-feira, 18 de outubro de 2016

Zakopane - Polónia

Este postal de Zakopane é o último postal que a Ara me enviou da Polónia.

Zakopane é uma cidade situada no sopé das montanhas Tatra com uma população de 30.000 habitantes. A localização da cidade, escondido entre a montanha de Gubałówka e os cumes rochosos das Tatra, foi um factor decisivo na sua carreira como um centro de turismo. Foi no final do século XVIII que Zakopane, uma vila pequena e remota localizada no extremo sul da Polónia, começou a atrair os primeiros veraneantes. Os visitantes chegaram principalmente a partir de Cracóvia.
Em 1889 Zakopane obteu o status de estância de saúde e começou a atrair pacientes que sofriam de tuberculose. 
Em 1898, as obras de construção de uma linha férrea terminaram e o primeiro combóio de Cracóvia chegou à cidade. Isto resultou num rápido aumento no número de turistas, de 1600 em 1898 para mais de 10.000 em 1900 (mais de 3 milhões actualmente).

Fot. © Maciej Gasienica
Os anos trinta do século XX foram o período do boom do ski. Antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial dois enormes investimentos em Zakopane tinham sido concluídos, o que garantiu o estatuto de Zakopane como a capital de inverno da Polónia. 
Durante a Segunda Guerra Mundial os nazi e suas famílias começam a aparecer na cidade e utilizavam os hotéis confiscados e pensões para passar suas férias. Muitos dos guias turísticos e esquiadores de Zakopane colocaram sua vida em risco durante a guerra, ajudando os refugiados a cruzar a fronteira através das montanhas.
Após a guerra, até o final dos anos 80, Zakopane era visitada principalmente por turistas polacos que passavam lá as suas férias de verão e inverno.
Após o colapso do comunismo o número de turistas polacos visitam Zakopane diminuiu ligeiramente, mas mais e mais visitantes internacionais começaram a chegar à cidade.

Sem comentários: