quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Academia de Atenas - Grécia

Este belo edifício é a Academia de Atenas, o mais magnífico de todos os edifícios neoclássicos que foram construídos em Atenas durante o século XIX. O seu design foi inspirado no Erecteion na Acrópole.
O cartão foi enviado em Junho passado por Sofia.

O edifício foi projectado por Theophil Hansen, um arquitecto austríaco-dinamarquês com uma formação clássica. Hansen já tinha trabalhado anteriormente no Edifício da Universidade com seu irmão Christian e  mais tarde também projectou a Biblioteca Nacional. Estes três construções, construídas ao lado umas das outras, formam a chamada Triologia Ateniense.
A Academia é o mais aclamado dos três edifícios. Foi construída em mármore pentélico entre 1859 e 1885, sob a supervisão do arquitecto Ernst Ziller, um estudante de Hansen. O rico empresário, Simon Sinas, fundador do Banco Nacional da Áustria e cônsul grego em Viena, deu os fundos necessários.

© Copyright by M Toubis S A
Duas colunas jónicas com estátuas de Atena e Apolo ladeiam o templo principal. Atena, deusa grega da sabedoria, das artes, da civilização, guerra e justiça veste uma armadura e segura um escudo e uma lança. Apolo, deus da música e da poesia, é representado segurando uma lira na mão esquerda. Ambas as estátuas foram esculpidas por Leonidas Drosis.
O mesmo escultor criou mais duas estátuas, situadas em ambos os lados de uma escadaria que leva para a Academia. Eles retratam os famosos filósofos gregos Platão e Sócrates, que são mostrados sentados.

Sem comentários: