segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Auschwitz I - Polónia

Acho que qualquer pessoa que vá à Polónia, deve ir a Auschwitz. Esta é daquelas visitas que faz sentido, é sentida, tem significado e é importante. Estive lá há 4 anos e se voltar à Polónia, espero que sim, quero lá voltar. 
A Ara foi lá em Agosto, o 1º postal foi enviado por ela e o 2º pelo Waldeck no ido ano de 2008. 

O complexo dos campos de concentração de Auschwitz foi o maior de todos aqueles criados pelo regime nazi. Nele havia três campos principais, onde os prisioneiros eram distribuídos para trabalhos forçados e, por um longo período, um deles também funcionou como campo de execuções. 
Auschwitz I, o campo principal, foi o primeiro a ser fundado perto da cidade polaca de Oswiecim. As construções começaram em Maio de 1940 num antigo quartel da artilharia do exército polaco. As autoridades das SS obrigavam os prisioneiros ao trabalho forçado contínuo, com a finalidade de expandir os limites físicos do campo.

Copyright by Panstwowe Muzeum Auschwitz-Birkenau * Fot: Pawel Sawicki
Os primeiros prisioneiros de Auschwitz eram alemães, transferidos do campo de concentração Sachsenhausen, na Alemanha, onde estavam encarcerados por infração criminal recorrente, e prisioneiros políticos poloneses que vieram de Lodz e estavam no campo de concentração de Dachau e de Tarnów, no Distrito de Generalgouvernment na Cracóvia (parte da Polônia ocupada mas não incorporada à Alemanha nazista, associada administrativamente à Prússia Oriental, ou incorporada à União Soviética ocupada pela Alemanha).

Similar à maioria dos campos de concentração alemães, Auschwitz I foi construído com três finalidades: 
1) prender os inimigos reais e imaginários do regime nazi, e das autoridades de ocupação alemãs na Polónia, por um período indeterminado; 
2) ter à disposição uma grande oferta de trabalhadores forçados para alocar aos empreendimentos das SS e relacionados à construção (e, mais tarde, produção de armamento e artigos de guerra); 
3) servir como local para a exterminação de grupos pequenos, de determinadas populações, conforme determinado pelas SS e autoridades policiais para manter a segurança da Alemanha nazi. 
Como vários campos de concentração, Auschwitz I possuía câmara de gás e crematório. Inicialmente, os engenheiros das SS construíram uma câmara de gás improvisada no porão do bloco de celas, o Bloco 11. Mais tarde, uma câmara maior e permanente foi construída como parte do crematório original, em outro prédio fora do complexo de celas.
Em Auschwitz I, os médicos das SS realizavam experiências “médicas” no hospital localizado no Bloco 10. Eram pesquisas pseudocientíficas em bebés, gémeos e anões, além de fazerem esterilizações forçadas e experiências de hipotermia em adultos. O médico mais conhecido dentre eles era o infame Capitão das SS, Dr. Josef Mengele. - in: https://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005189

Sem comentários: