sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Palácio da Assembleia, Chandigarh - Índia

Já disse muitas vez que é cada vez mais difícil conseguir postais de novos locais UNESCO. No entanto nos últimos meses tenho recebido alguns. Os posts que se seguem são um verdadeiro desfile de novos locais. Já conto com postais de 869 lugares na minha colecção e estou à espera de mais 3, se não me engano.
Este da Índia foi enviado pelo Prashanth.

A obra arquitectónica de Le Corbusier, uma contribuição excepcional para a Arquitectura Moderna "é um dos novos locais UNESCO deste ano. São ao todo dezassete obras de Le Corbusier, um arquitecto franco-suíço, em sete países. O Complexo do Capitólio de Chandigarh na Índia, é uma das propriedades classificadas.

Photo: Duncid
O Palácio da Assembleia é um dos três edifícios que fazem parte do Complexo do Capitólio de Chandigarh.
Depois da partição de Punjab, um estado no noroeste da Índia, em 1947, logo após a independência do país, o estado necessitava de uma nova capital, uma vez que Lahore estava agora no Paquistão. Assim, o primeiro-ministro da Índia, Jawaharlal Nehru, encarregou Le Corbusier de construir uma nova cidade de Chandigarh como a capital do Punjab e também do recém criado estado do Haryana. 
O lema para o projecto era uma cidade "livre das tradições do passado, um símbolo da fé da nação no futuro". 
Corbusier e sua equipa construíram não apenas a Assembleia e o Supremo Tribunal mas também todos os principais edifícios da cidade. Muitos dos edifícios são considerados obras modernistas, embora a maioria esteja em estado de abandono. 

Sem comentários: