terça-feira, 25 de outubro de 2016

Pinturas Rupestres de Huashan - China

As Pinturas Rupestres de Huashan entraram este ano para a lista do Património Mundial. São o 49º local que a china inscreve nesta lista. Tal como o postal anterior, este também foi enviado pelo Chenzhen.

As Pinturas Rupestres de Huashan são um extenso conjunto de arte rupestre que foi pintado num penhasco da pedra calcária em Guangxi, sul da China durante um período de várias centenas de anoss. As pinturas estão localizadas na margem oeste do rio Ming.

A principal área pintada ao longo do penhasco tem uma largura de cerca de 170 metros e uma altura de cerca de 40 metros e é uma das maiores pinturas rupestres na China. As pinturas estão localizados entre 30 metros e 90 metros acima do nível da água do rio. Existem cerca de 1.900 imagens dispostas em cerca de 110 grupos. As pinturas têm uma cor vermelha e foram executados utilizando uma mistura de ocre vermelho (hematita), cola animal e sangue. Retratam figuras humanas, bem como animais, tambores, facas, espadas, sinos, e navios. As figuras humanas têm geralmente entre 60 centímetros e 150 centímetros de altura mas delas chega a 3 metros de altura.
Acredita-se que as pinturas tenham entre 1800 e 2500 ou entre 1600 e 2400 anos. O período de suas criações, portanto, abrange os tempos do período dos Reinos Combatentes ao final da dinastia Han na história da China. Muitas das pinturas ilustram a vida e rituais do antigo povo Luo Yue, que se acredita serem antepassados do actual Zhuang e habitavam o vale do rio Zuo durante este período. No entanto, a recente datação por carbono sugere que as pinturas mais antigas foram executadas cerca de 16.000 anos atrás, enquanto que as mais recentes têm "apenas" 690 anos de idade.

Sem comentários: